segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Sem Escalas


Sem Escalas (Non-Stop)

Direção: Jaume Collet-Serra

Ano de produção: 2014

Com: Liam Neeson, Julianne Moore, Michelle Dockery, Corey Stoll, Lupita Nyong’o.

Gênero: Suspense

Classificação Etária: 14 Anos


‘Sem Escalas’ é um programa bacana, desde que não se leve a sério

            Que Liam Neeson é um grande e respeitado ator, isso ninguém discute, com papéis memoráveis e com uma indicação ao Oscar por ‘A Lista de Schindler’, esse ator irlandês de 62 anos já escreveu seu nome na história do cinema. Porém, nos últimos anos, ele adotou uma postura diferente de atuar, seja seu estilo próprio, pressão de estúdio ou de agente, mas ele agora se firmou como um astro de filmes de ação e policial. Fez praticamente o mesmo caminho de Robert de Niro, na qual agora ele mais se diverte do que atua.

            A maioria dos críticos torce o nariz por isso e têm os seus motivos, mas, não vejo isso como algo negativo: é colocar atores consagrados artisticamente no papel de brucutu à moda antiga. Se hoje estamos vivendo o auge das superproduções e adaptações de quadrinhos, há cerca de 30 anos, o cinemão americano tinha como atrativo principal os heróis de ação que não levavam desaforo para casa, como Stallone e Chuck Norris. E agora Liam Neeson agarrou esse ponto para ele. Tudo por causa de um certo ‘Busca Implacável’ que deu muito certo nas bilheterias em 2008 e agora virou uma franquia. E não é exagero nenhum se dizer que ‘Sem Escalas’ é seu melhor filme de sua nova “fase”.

            ‘Sem Escalas’ é um grande filme de ação, com um excelente elenco (mesmo, que contaremos a seguir), capaz de deixar a platéia tensa e tudo se resolve na mão, sem o auxílio de efeitos especiais ou computação gráfica, apesar do desfecho preguiçoso.

            ‘Sem Escalas’ conta a história de Bill Marks (Liam Neeson), um agente federal aéreo que está em um vôo de Nova York a Londres e começa a receber torpedos ameaçadores pelo celular: se não for depositada a quantia de 150 milhões de dólares em uma conta, uma pessoa morrerá a cada 20 minutos. A tensão fica em descobrir quem é a pessoa responsável pelas ameaças (e mortes) e a coisa se complica ainda mais quando se descobre que a conta bancária pertence ao próprio Bill.

            O roteiro acerta em manter a tensão até o final. Todos são suspeitos, até os funcionários do avião, ao passo que ninguém se revela culpado e, conforme as mortes vão acontecendo, as peças se encaixam menos.

            Há também mais 3 acertos de roteiro, que é em desenvolver uma trama de quase 120 minutos em um único local e ainda manter o interesse do público, sem se tornar repetitivo. ‘Sem Escalas’ ainda é uma paródia (embora levada a sério) da paranóia americana com a questão do terrorismo. Depois dos ataques de 11 de Setembro de 2001, viajar por solo estadunidense está mais burocrático e perigoso. Outra qualidade é a sátira à sociedade do espetáculo em que vivemos na mídia em criar “vilões” e chocar a opinião pública: Bill é apresentado às câmeras como um sujeito beberrão, violento e responsável pelo possível seqüestro ao avião. Há, inclusive, debates na TV sobre seu comportamento (alguém se lembrou da TV brasileira e seu jornalismo sensacionalista?)

            O diretor Jaume Collet-Serra (de ‘A Órfã’) soube captar a tensão que a história exigia e as grandes cenas de ação se explicam por um de seus produtores executivos, Joel Silver, de ‘Matrix’. Ele e Jaume já haviam trabalhado juntos em ‘A Casa de Cera’, em 2005.

            Não pensem, porém, que estamos diante de um novo ‘Vôo United 93’ (que foi indicado ao Oscar de Direção em 2007), pois ‘Sem Escalas’ não deve ser levado a sério. É um grande entretenimento e um grande filme de ação para se ver com muita pipoca ao lado, sem compromisso com a realidade. Mas é um entretenimento feito com competência e respeitando o público.

            Liam Neeson é o grande astro por aqui e seu rosto está estampado no cartaz, mas, ele não é a única grande pessoa no elenco, muito pelo contrário, o elenco de ‘Sem Escalas’ é espetacular: Julianne Moore faz a colega da poltrona ao lado de Bill e, no meio da paranóia, acaba sendo a única pessoa em quem ele confia. Julianne está no melhor momento de sua carreira, pois além de ela estar em uma franquia milionária como ‘Jogos Vorazes’, ainda está cotada para o Oscar 2015 por seu papel em ‘ Para Sempre Alice’. Por falar em Oscar, tem também Lupita Nyong’o, que é a atual vencedora do Oscar de Atriz Coadjuvante por ’12 Anos de Escravidão’, fazendo aqui uma comissária de bordo. Também como comissária de bordo, temos a presença iluminada de Michelle Dockery, a milionária Mary Crawley da série britânica Downton Abbey. E finalmente temos Corey Stoll, que aqui interpreta um policial. Ele teve seu rosto conhecido após seu personagem interessante como o governador Patrick Russo em ‘House of Cards’, mas que agora tem tudo para brilhar pelo seu papel como o vilão Jaqueta Amarela em ‘Homem-Formiga’.

            Se ‘Sem Escalas’ funciona como produto de entretenimento, poderia ter um trabalho melhor em sua conclusão e nas motivações do possível terrorista, que de tensas, viraram uma desculpa dos furos de roteiro.

            E para quem curte esse “novo” Liam Neeson, saiba que ‘Busca Implacável 3’ está logo chegando aos cinemas.


Nota: 8,0

Imagens:








Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário