segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Footloose - Ritmo Louco



Footloose – Ritmo Louco (Footloose)

Direção: Herbert Ross

Ano de produção: 1984

Com: Kevin Bacon, John Lithgow, Lori Singer, Dianne Wiest, Sarah Jessica Parker.

Gênero: Drama/Musical

Classificação Etária: 12 Anos

Uma trilha para a história

            A cultura pop dos anos 1980 marca até hoje, seja o cinema, a TV ou o clima de nostalgia, mas, nada daquela época é mais lembrado do que as músicas: é impressionante como as canções da época repercutem até hoje, seja pela rebeldia, pelo poder que se tinha em chamar a galera para dançar ou pela qualidade.

            E quando se une cinema e dança então, o clima de nostalgia é mais evidente.

            ‘Footloose – Ritmo Louco’ é um daqueles filmes mais reconhecidos pela trilha sonora, embora o filme também seja muito bom, mas é a parte musical que faz de ‘Footloose’ ser lembrado até hoje. E não é o único da década, ‘Flashdance’ e ‘Dirty Dancing’ também são exemplos.

            Se fosse para fazer uma lista com as 10 melhores trilhas sonoras da história, a de ‘Footloose’ com certeza estaria no meio e 30 anos após seu lançamento ela ainda ser lembrada, é algo para se comemorar.

            Quem nunca se deliciou com a música título, Footloose, de Kenny Loggins? (indicada ao Globo de Ouro) ou com Let’s Hear It For the Boy, de Deniece Williams?

            Na história, temos a vida de Ren (Kevin Bacon, em um de seus primeiros papéis) que viveu em Chicago e se migra para uma cidade pequena do interior. O que ele não contava era que a cidade é ultra religiosa e conservadora e proíbe bailes e que jovens ouçam músicas como a rock n’ roll, principalmente na figura do Reverendo Shaw Moore (John Lithgow), que é, digamos, a figura opressora da história.

            Ele tem uma filha que vai contra os ideais religiosos do pai, adora rock, gosta de dançar e de sair à noite.

            Com isso, Ren tenta burlar o sistema e promover um baile, mas é barrado pelos conservadores. Mais do que isso, ele é tratado como marginal pela sociedade e até sua família é prejudicada.

            Já nos primeiros momentos de ‘Footloose’, nota-se que estamos falando de um filme sobre os anos 1980: seja no visual, figurino e trejeitos dos personagens.

            Logo na histórica seqüência de abertura, com os pés dançantes ao som da canção Footloose, fica claro que estamos falando de um filme com a temática musical.

            ‘Footloose’ foi o primeiro filme de destaque de Kevin Bacon e de Sarah Jessica Parker, além de ter a grande Dianne Wiest antes de ela ganhar seus merecidos Oscar por ‘Hannah e suas irmãs’ e ‘Tiros na Broadway’, ambos de Woody Allen. O diretor do filme, Herbert Ross, (de ‘Flores de Aço’) faleceu no ano de 2001.

            Recentemente, a rede Cinemark reexibiu ‘Footloose’ na sessão de clássicos e, neste caso, para homenagear os 30 anos de lançamento.

            É um grande marco cinematográfico. E é um “anos 80 da gema”: músicas, adolescentes, rebeldia, bullying e a figura adulta repressora.

            São os bons tempos de volta!


Nota: 9,0

Imagens:










Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário