A Colina Escarlate
(Crimson Peak)
Direção:
Guillermo Del Toro
2015
Com:
Mia Wasikowska, Tom Hiddleston, Jessica Chastain, Charlie Hunnam, Doug Jones.
Terror
16 Anos
Um nerd chamado Del Toro
O diretor, produtor e roteirista Guillermo Del Toro é fã
assumido da cultura pop e faz questão de colocar isso em seus filmes, desde seus
primeiros trabalhos nos anos 90 até seu último filme, Círculo de Fogo em 2013,
que foi aclamado por público e crítica e o que não faltou na ocasião foram
referência à cultura pop, sobretudo à cultura japonesa.
E seu mais novo trabalho, A Colina Escarlate (e que
título espetacular!) tem muito da marca e coração de Guillermo Del Toro:
história sombria, personagens dúbios e, claro, referências.
A Colina Escarlate é um projeto ambicioso e relativamente
barato: foram 70 milhões de dólares de orçamento e a grande maioria disso foi
na construção da mansão Sharpe, onde quase nada foi computação gráfica e tudo
foi feito por detalhes. Somente um diretor do calibre de Del Toro teria a moral
de realizar um blockbuster americano e que tivesse um cenário real, sem fundo
verde – e sem o estúdio pressionando para cortar gastos.
E visualmente, A Colina Escarlate é arrebatador: o
figurino é incrível, a mansão é um grande personagem do filme (e até melhor do
que alguns atores) e uma bela reconstrução da época. Nisso, A Colina Escarlate
já surge como possível favorito ao Oscar de Figurino e Design de Produção.
Na história, dois irmãos ingleses, Thomas (Tom Hiddleston)
e Lucille (Jessica Chastain, ótima no papel!) vão até os EUA por negócios e
Thomas acaba se apaixonando por uma aspirante a escritora, Edith (Mia
Wasikowska), mas um acaso faz com que Edith more junto com o casal de irmãos na
mansão. Lá começam a acontecer coisas estranhas e ela começa a questionar se
foi uma boa ideia ir para lá.
Boa parte da crítica falou mal de A Colina Escarlate,
sobretudo por dizer que o roteiro era previsível. De fato, o roteiro não é
exatamente original. Quase tudo o que há no filme já foi visto em outros
filmes, como o amor impossível entre Thomas e Edith, a cunhada megera, e os
costumes da época, mas Del Toro (que também escreve o roteiro) faz isso com uma
narrativa diferente e coloca um mistério que leva até o fim.
A discussão que surge quando se vê A Colina Escarlate é
se estamos diante de um filme de terror ou romance. Há um pouco dos dois, o
romance vira um conto de terror e lembra muito o filme de Francis Ford Coppola,
Drácula de Bram Stocker, e vários outros filmes na qual a casa é o personagem,
passando pelo clássico de Stanley Kubrick, O Iluminado ao pop A Casa da Colina.
Mas se o romance é um pouco previsível mesmo (foi o que
tirou a nota 10, infelizmente), o mesmo não se pode dizer do excelente terror
que toma conta da tela: as câmeras acompanhando as expressões dos personagens,
a maquiagem eficiente (que também deve ir ao Oscar) e a trilha sonora soturna
fazem com que A Colina Escarlate seja um terror único. E o melhor: as mortes
surreais contém uma brutalidade que é raramente vista, desafiando o limite de o
que pode e o que não pode e se não fosse um diretor como Del Toro na direção,
dificilmente os fãs de terror seriam agraciados com isso.
A australiana Mia Wasikowska faz uma mocinha eficiente e
sombria, que lembra muito seu papel em Segredo de Sangue e só mostra que ela
pode fazer qualquer gênero: desde a fantasia de Alice no País das Maravilhas
até esse terror. Tom Hiddleston, que é o Loki do Universo Marvel, faz um papel
apenas correto e convencional, mas não compromete o resultado final. Mas o
melhor personagem é, indiscutivelmente, o da Jessica Chastain, de irmã fria e
calculista ela é um segredo a ser descoberto e sua Lucille se torna mais
interessante a cada tomada. Na Hollywood de hoje, Jessica é das atrizes mais
requisitadas e não é por acaso.
A Colina Escarlate não é o melhor filme de Guillermo Del
Toro (Círculo de Fogo e Labirinto do Fauno são melhores, por exemplo), mas é um
alívio que, com tantas adaptações, franquias e histórias de origem
desnecessárias, há um sopro de originalidade e de autoria em Hollywood. E no
caso da produção de A Colina Escarlate, embora existam grandes cenários de
fundo verde, nada substitui um cenário real. E se vier a indicação ao Oscar
pelo Design de Produção, pode inspirar outros a seguirem o mesmo caminho.
Nota:
9,0
Imagens:
Trailer:
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